top of page

Hábito irresistível de cheirar livros ganha uma explicação científica.



Bibliosmia é a palavra que define a ação de cheirar livros.


Se temos uma definição, deve haver uma explicação, certo?


A ciência explica essa inevitável obsessão de cheirar qualquer página nova, mas principalmente as mais antigas, antes de começar a ler.

Como em quase tudo, a resposta está na química – e o cientista inglês Andy Brunning publicou um estudo para explicar o que há no perfume peculiar dos livros.


pois é, as pessoas não estão loucas ao cheirarem os livros, pois eles realmente têm aromas diferenciados...


Segundo Brunning, nos livros novos, três elementos seriam as fontes mais fortes do cheiro: as tintas, o adesivo usado na encadernação dos livros, e o próprio papel, assim como os produtos químicos utilizados em sua fabricação.


No caso dos livros antigos, porém, o processo de envelhecimento e, assim, de liberação do tão característico odor dos livros mais velhos, é mais fácil de ser compreendido e determinado – com traços de baunilha, amêndoa e cheiros doces como de flores.


O processo sucede a partir do desgaste da celulose e da lignina contidas no papel com o tempo. Isso provoca o amarelecimento das páginas e a liberação dos elementos orgânicos que provocam o tal cheiro.


Além da baunilha, assim surge o benzaldeído (que mais parece um perfume de amêndoa),

o etilbenzeno e etilhexanol, que provocam cheiros doces parecidos com o perfume de algumas flores.


A qualidade mais elevada do papel utilizado nos livros mais novos, garantem uma longevidade maior às publicações, porém inibem a liberação desses componentes – e a produção do cheiro irresistível.


Então, tanto os livros antigos quanto os novos têm seus próprios odores, certo?

Junte isso ao fato do nosso hipotálamo, parte responsável pelos sentidos, guardar memórias emocionais. Na primeira vez que se sente um cheiro, ele fica associado ao que se pensou na hora. Então quem gosta do cheiro de livros, pode ligar isso à aquisição de conhecimento e ao prazer da boa leitura.


E já foi desenvolvido perfumes com aromas de livros, só não vão comprar eles e jogar sobre o seu kindle, ok?


Até a próxima!


Ass: Naiara Gomes


581 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page